Potência da Comunicação, Poder da Informação, Multidão, Império, Trabalho Imaterial, Capital Social, Ciclo de Lutas, Comunicação em Rede, Redes sem Fio, Redes Mestiças, Tecnologias da Cooperação, Guerra em Rede, Guerra da Informação. Power of Communication, Government of Information, Multitude, Empire, Immaterial Work, Social Capital, Cicle of Strugles, Network Communication, Wireless Network, Mesh Networks, Technologies of Cooperation, Netwar, Infowar.
8.3.07
O Futuro da Educação é Google
Se vc perguntar qual o futuro da educação pro Harold Jarche vai ouvir ele dizendo: é Google! Para ele Google é o melhor sistema de gerenciamento de aprendizado. Ele cita Donald Clark q considera os 5 maiores brands globais na persepectiva do aprendizado como sendo Google, Apple, YouTube, Wikipedia e Starbucks. Para Clark o aprendizado cotidiano esta divorciado da academia. Todos ests brands, para Jarche, capacitam aprendizado informal, gerenciamento de conhecimento básico ou colaboração em escala local ou global. Brian Alexander concorda e acrescenta que esse divórcio vem de longa data desde o surgimento da TV a cabo. Para Brian a Internet apenas tornou mais visível o caminho paralelo do aprendizado. O segredo é o faça voce mesmo liberado pela rede que possibilita resgatar a tradição da comunicação oral e dos conselhos do tipo como faço? pertencentes a essa cultura. Como sempre repete Brian a Internet desfamiliariza.
7.3.07
Diga Adeus à Música na Internet
Na sexta 2 de março a Copyright Royalty Board (CRB) anunciou sua decisão sobre preços mínimos para o rádio na Internet. Recusando todos os argumentos dos webcasters a CRB abraçou a proposta da SoundExchange(uma coletora de dinheiro das gravadoras criada pela famigerada RIAA). Deste modo a CRB deu preferência para a cobrança por cada tocada do som, gerando a taxa mínma de 500 dólares por canal por ano. Como na web o canal é aberto por usuário ou por grupo o preço do webcast se torna inviável. O preço é o mesmo para o webcaster amador com o agravante de não serem toleradas quaisquer fontes de receita.
A RAIN - Radio And Internet Newsletter - noticiou o golpe em matéria de Daniel Mcswain. Na segunda foi a vez de Mark Cuban do BlogMaverick abrir o berreiro: Diga Adeus ao Webcasting!
A integra da decisão está publicada no doc Determinação de Taxas e Termos para a Licença de Webcasting no Período de 2006-2010 em Direitos de Performance Digital em Sons Gravados e Gravações Efêmeras.
A RAIN - Radio And Internet Newsletter - noticiou o golpe em matéria de Daniel Mcswain. Na segunda foi a vez de Mark Cuban do BlogMaverick abrir o berreiro: Diga Adeus ao Webcasting!
A integra da decisão está publicada no doc Determinação de Taxas e Termos para a Licença de Webcasting no Período de 2006-2010 em Direitos de Performance Digital em Sons Gravados e Gravações Efêmeras.
Jobs rides again
No caderno de informática do Globo de segunda o colunista André Machado compra a bronca de Jobs contra o DRM. Embora ache a postura de Jobs "paradoxal" ele acredita nos argumentos dele. Jobs argumenta, entre outras coisas, q as músicas em CD não tem DRM e representam 90% das vendas de música. Embora SJ cante loas, no documento Thoughts on Music, ao mundo onde "qualquer player pode tocar música comprada de qualquer loja e qualquer loja pode vender música tocável em todos os players," eu acho q seu argumento, de fato, leva ao famoso ou todos se locupletam ou se restaure a moralidade. Parece q de fato ele sonha com o DRM embutido nas músicas de todos os CDs... :-)