BlogBlogs.Com.Br
Image created at GlassGiant.com
Mostrando postagens com marcador multidão. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador multidão. Mostrar todas as postagens

15.4.16

O Golpe Exprime a Luta da Governamentalidade Legalista Contra a Governabilidade Corrupta: Jean Wyllys explica a ilegalidade do impeachment.

 

A primeira era da comunicação na internet após a invenção do www, apelidado de web, sacramentou a governabilidade como modo de governo. Ao invés de um grupo se fechar em suas convicções, ele estabelecia objetivos e metas e buscava aliados que aceitassem sua condução. O resultado era um palanque cheio de aliados dos mais diferentes matizes. Com o tempo os palanques incharam e os objetivos e metas encurtaram em nome da governabilidade. Para piorar a corrupção inchou. A emergência da propalada web 2.0 fez com que se tornasse possível pensar uma nova política, distribuída pelos locais a partir de uma demanda de franqueza e honestidade vinda do público. E as lutas com ocupações, vazamentos e deboches vieram marcar este novo período que aponta na direção de grandes transformações. O golpe travestido de impeachment marca um surto da governabilidade e de seus principais defeitos amplificados de modo criminoso e torpe. Se este golpe for bem sucedido o Brasil mergulha em um buraco sem fundo onde se pode enfrentar desde uma guerra civil até um violento atraso de outros 20 a 30 anos, passando por ilegalidades, desmandos, violências, matanças e torturas. Lute pela democracia, exija o respeito ao voto e a igualdade perante a lei; princípios hoje feridos pela insana caça ao Lula conduzida por Janot e Moro e a tentativa de deposição da presidenta eleita Dilma Rousseff por uma quadrilha de bandidos corruptos chefiada por Eduardo Cunha, um dos maiores gangsteres que o país já teve, sem que pese sobre ela qualquer crime de responsabilidade.

19.6.08

celulares chegam a 130 milhões no Brasil

Segundo a Agência Estado, o mercado de telefonia móvel fechou maio com 2,815 milhões de novas habilitações, levando a base total a 130,5 milhões de assinantes. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), trata-se do maior número de adesões no ano. Um balde de agua fria para os cultores do tema da divisão digital.

emergentes vão guiar banda larga móvel

A Ericsson anunciou que os usuários de serviços de Internet rápida móvel podem crescer de 250 milhões para 2,2 bilhões em cinco anos, impulsionados por expansão exponencial em mercados emergentes. O crescimento será impulsionado pelos mercado asiáticos e latino-americanos.

27.5.08

ativismo on line sem fronteiras

Deu no Alternet: o vídeo do Avaaz expondo o mito do choque das civilizações já foi visto por um milhão e meio de pessoas e recebeu 37 mil comentários no You Tube. O Avaaz tornou-se o lugar do ativismo on line, ganhando 3,2 milhões de membros de 192 países diferentes em apenas 1 ano. Seu sítio pode ser visto em 13 línguas diferentes.

5.10.07

guerra do Iphone: hackers liberam acesso

Eles fizeram isso de novo. Os hackers conseguiram quebrar a segurança do Iphone restaurada pelo upgrade de programa da Apple. Como haviamos noticiado antes a segurança do Iphone havia sido rompida. Mas ela foi restaurada pelo firmware 1.1.1 da Apple. Na noite de 4 de outubro, entretanto, dinopio e Edgan levaram a quebra de segurança para um novo patamar ao conseguir acesso para a árvore de arquivos da versão 1.1.1 do programa de funcionamento do Iphone durante o upgrade. Deste modo agora é possível fazer o upgrade da versão 1.0.2 para a nova versão, tendo acesso ao sistema de arquivos para quebrar as restrições de uso existentes. Se você quer reproduzir a experiência tem um passo a passo no tuaw, o blog não autorizado da Apple onde se pode também ter acesso ao programa para fazer a mudança. O An Iphone Blog foi criado apenas para dar conta das novidades.

1.10.07

Um dia na vida de um educador

Steve Dembo, do blog Digital Passports e do blog Teach42 resolveu fazer uma experiência: acompanhar 12 horas na vida de educadores através do twitter. Escolheu uma quinta-feira entre 5 da manhã e cinco da tarde. Ele publicou os resultados no seu blog. De tudo isso concluiu que nada é mais importante do que ensinar aos educadores como formar uma rede. Vale a pena conferir.

Os 10 conceitos mais importantes na engenharia de software

Ed Yourdon apresentou em Toronto, em 10 de maio de 2007, uma conferência no evento Software Best Practices sobre as 10 idéias mais importantes na engenharia de software da web 2.0, disponibilizando isto agora tanto como um documento que você pode guardar em seu computador; quanto como um documento de trabalho no Google Docs. Esse documento guarda toneladas de informação e links sobre a Web 2.0 que segundo o Joho The Blog do Weinberger pretende ser uma fonte de toda informação sobre esse tema. Para essa apresentação do Google Docs Yourdon esta convidando a todos que tem informação sobre o assunto a acrescentar e editar neste documento. É a web 2.0 se desenvolvendo através dela mesma!

24.9.07

Tick Toxic

Este mashup é uma jóia feita pelo dj Surge-N a partir da insossa produção das gravadoras. Começa pegando a melda Toxic da Britney e mistura com Faint do Linkin Park. O treco se chama Faint Toxic e começa a ficar interessante. Aí vc pega a inacreditavel What You Are Waiting For da imperatriz do mau gosto Gwen Stefani. O bootlegger não contente com a música ainda deu uma de vj. O resultado é o que vc vê aí em cima: aquilo que as gravadoras tornaram-se incapazes de fazer....

18.8.07

iPhone burla restrição da ATT

Embora muito popular, o iPhone só funcionava com a rede da ATT através de um contrato de 2 anos que custava 175 dólares. Impulsionado por este desafio, o grupo iPhone Dev Wiki abriu parcialmente o dispositivo de maneira que ele agora trabalha com a rede ATT ou o cartão Cingular SIM sem precisar de um novo e exclusivo contrato. O autor da proeza foi Jon Lech Johansen, o famoso DVD Jon que abriu a proteção da cópia dos DVDs. Jon conseguiu fazer o iPhone tocar música e funcionar em regime wi-fi sem precisar do contrato da ATT. A notícia chegou pelo blog Techno Wiki.

13.8.07

Entrando para o technorati

Technorati Profile
Technorati disse para criar uma nota com o link acima para ativar minha conta.

28.5.07

Seminário O Comum ao Vivo Online no Rio

Seminário Internacional Constituição do Comum: Cultura e Conflito no Capitalismo Contemporâneo

Assista no site do TJ.UFRJ, de 28/05 a 01/06, a transmissão ao vivo do Seminário.

Capitalismo Cognitivo, Dinâmicas Metropolitanas e Novas Formas de Conflito

segunda 28/05 às 9h

Com a participação de Maurizio Lazzarato (Univ. de Paris), Raul Sanchez (Univ. Nômada/Espanha), Thierry Baudouin (CNRS/França) e Giuseppe Cocco (UFRJ).

Veja o vídeo de Capitalismo Cognitivo, Dinâmicas Metropolitanas e Novas Formas de Conflito.

O Comum, para além do Mercado e do Estado: o embate da TV Digital

segunda 28/05, às 14:30

Os palestrantes: Fábio Malini (UFES), Marcos Dantas (PUC), Rodrigo Guéron (UERJ), Sérgio Amadeu (Cásper Líbero) e Paulo Lima (Rits) debaterão sobre o tema: TV digital.

Veja o vídeo de O Comum, para além do Mercado e do Estado: o embate da TV Digital.

Lutar e produzir: Cidade Ocupada

terça 29/05 às 9h

Com: Barbara Szaniecki (PUC/RJ, Gerardo Silva (LabTec/UFRJ, Maria dos Camelôs, Michèle Collin (CNRS/França) e Pepe Bertarelli.

Veja o vídeo de Lutar e produzir: Cidade Ocupada

Interferências

terça 29/05 às 13h

Grupo Bota a Cara e Apocalipse Crew (ao lado da CPM/ECO).

terça 29/05 às 14h

Oficina de Software Livre com Giuliano Djahjah (auditório da CPM).

terça 29/05 às 17h

Performance com Ronald Duarte (ao lado da CPM/Eco) e Lançamento da Revista GLOBAL 08

Desafio para uma nova proteção do trabalho: salário mínimo e renda universal

quarta 30/05 às 9h

Os palestrantes serão: Andrea Fumagalli (Univ. de Pavia/Itália), Artur Henrique da Silva Santos (Cut), Giuseppe Cocco (UFRJ), Yann Moulier Boutang (Univ. Compiège/França) e José Lima (Cut/RJ)

Veja o vídeo de Desafio para uma nova proteção do trabalho: salário mínimo e renda universal.

Periferias Globais: Economia, Estética, formas de vida

quarta 30/05 às 14:30

O debate contará com a presença de Écio de Salles (ECO/UFRJ), Ivana Bentes (ECO/UFRJ), Paulo Vaz (ECO/UFRJ), Rodrigo Araújo(Coletivo Bujari) e Fernanda Bruno (ECO/UFRJ, às 14:30

Veja o vídeo de Periferias Globais: Economia, Estética, formas de vida.

A lógica do capitalismo cognitivo

quarta 30/05 às 17:00

Os debatedores serão: Antoine Rebiscoul (Goodwill Company), Henrique Antoun (ECO/UFRJ), Paulo Henrique de Almeida (UFBA), Yann Moulier Boutang (Univ. Compiège/França) e Ruth Reis (UFES)

Veja o vídeo de A lógica do capitalismo cognitivo.

Racismo, indiferenças e identidades

quinta 31/05, às 14:30

Debatedores: Alexandre do Nascimento (PVNC); José Jorge de Carvalho (UnB); Leonora Corsini (LabTec/UFRJ); Tatiana Roque (IM/UFRJ).

Livros e Debate: Em torno de cinco livros: mestiçagem, biopolítica e pós-colonialidade

sexta 01/06, às 9h

A última mesa do seminário “A Constituição do Comum” contará com a presença dos autores Bárbara Szaniecki (“A Estética da Multidão”), Giuseppe Cocco (“Glob(AL) Biopoder e Luta em uma América Latina Globalizada”), Peter Pàl Pelbart (“Vida Capital: Ensaios de Biopolítica”), Maurizio Lazzarato (“As revoluções do capitalismo”) e Yann Moulier Boutang (“Da Escravidão ao Trabalho Assalariado”). O moderador desse debate será Maurício Siqueira, da Casa Rui Barbosa.

Sexta,às 11h No final da mesa haverá uma oficina de apresentação do programa “Cultura e pensamento - 2007” do Ministério da Cultura.

sexta, 01/06 às 14:00

RÁDIO MOCHILAS: faça vc mesmo a sua Rádio - com ROMANO no Espaço Vianinha (ECO)

Mais infos ECO e O Comum. No Comum clique em RJ para ver a programação do Rio.

Assista no site do TJ.UFRJ, de 28/05 a 01/06, a transmissão ao vivo do Seminário.

22.5.07

Seminário Blogs da FEEVALE

Virei mascate cultural. Tô indo de manhã pra FEEVALE de Nova Hamburgo para participar do Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital. Existe um Blog feito pra noticiar o evento. Depois eu conto mais. Mas quarta tô de novo em Vitória na barca Nômade!

21.5.07

Abertura do dia 21

O Papel da Cultura e da Comunicação no Capitalismo Contemporâneo é o nome do tema de abertura.

Mas antes dela veio uma mesa oficial para abrir o evento com prefeito, deputado, secretários e etc.

A mesa de abertura acabou e Beppo, da ESS/UFRJ, Lazzarato, da Universidade de Paris e Ruth Reis, a Secretária de Comunicação, formaram a primeira mesa de trabalho.

O local é um velho armazém do cais de Vitória que foi reformado para se tornar um centro de eventos culturais. É um espaço enorme e encheu de gente. Uma surpresa para os organizadores pois a divulgação foi feita um pouco em cima da hora e teve a Internet como o seu principal meio. Volto assim que tiver o que blogar.

Programa da Constituição do Comum

Voltei para dar uma redundada e publicar o programa do evento.

Seminário Internacional
A Constituição do Comum: Comunicação e cultura na cidade


DIA 21 DE MAIO - ESTAÇÃO PORTO / ARMAZÉM 5

9h - ABERTURA

9h30 - O PAPEL DA CULTURA E DA COMUNICAÇÃO NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO
João Coser - Prefeito de Vitória
Representante do Ministério da Cultura
Giuseppe Cocco - UFRJ
Maurizzio Lazzaratto - Universidade de Paris 1 (França)

14h - ESTÉTICA DA MULTIDÃO E REDES DE PRODUÇÃO CULTURAL
Bárbara Szaniecki - Universidade Nômade e PUC-RJ
Ivana Bentes - ECO-UFRJ / Universidade Nômade
Luiz Paulo Correa e Castro - Nós do Morro (RJ)
Moderadora: Maria Helena Signorelli - Secretária Municipal de Cultura de Vitória

19h - SHOW DE JAZZ NA CURVA DA JUREMA

DIA 22 DE MAIO - ESTAÇO PORTO / ARMAZÉM 5

9h - DEMOCRACIA, LIBERDADE E RENDA NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO
Andréa Fumagalli - Universidade de Pavia / Itália
Danise Dau - Secretária Nacional da CUT
Giuseppe Cocco - ESS/UFRJ
Moderador: Eliezer Tavares - Secretário Municipal de Geração e Trabalho e Renda de Vitória

14h - SUSTENTABILIDADE E GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS E DE COMUNICAÇÃO
Oona Castro - FGV
Paulo Lima - RITS
Júlia Zardo - Incubadora Cultural PUC/RJ
Dago Donato - Trama Virtual
Moderador: Tauro Lucilo Tessarolo (Companhia de Desenvolvimento de Vitória)

19h - COQUETEL DE LANÇAMENTO DA REVISTA GLOBAL N.9 E DOS LIVROS:
Estética da Multidão (Barbara Szanieck)
Glob(AL) (Giuseppe Cocco)
Revoluções do Capitalismo (Maurizio Lazzarato)

20h - Apresentação do Grupo Manguerê - Ponto de Cultura do Brasil/CECAES

DIA 23 DE MAIO - ESTAÇO PORTO / ARMAZÉM 5

9h - DESAFIOS PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA
Paulo Henrique Amorim - Conversa Fiada/IG e TV Record
Antonio Martins - Editor de Le Monde Diplomatique Brasil
Raul Sanchez - Universidad Nomada (Espanha)
Ruth Reis - Secretária Municipal de Comunicação de Vitória
Moderador: Alexandre Passos - Presidente da Câmara de Vereadores de Vitória

14h - INTERNET: NOVAS FORMAS DE OPINIÃO PÚBLICA E DE CONSUMO
Edney Souza - Blog Interney
Gustavo Fortes - Agência Espalhe
Henrique Antoun - ECO/UFRJ
Moderador: Fábio Malini - Departamento de Comunicação / UFES

20h - PROGRAMAÇÃO CULTURAL NA ESTAÇÃO PORTO - MOSTRA CURTA GRAV CINEMA/VÍDEO

DIA 24 DE MAIO - ESTAÇO PORTO / ARMAZÉM 5

9h - CRIAÇÃO DE ATIVOS IMATERIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES
Yann Moulier Boutang - Universidade de Compiègne (França)
Paulo Henrique de Almeida - UFBA / Governo do Estado da Bahia
Antoine Rebiscoul - Publicis (França)
Moderador: Alexandre Curtiss - Departamento de Comunicação/UFES

14h - DINÂMICAS METROPOLITANAS E POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO
Celio Turino - Secretário Nacional de Projetos Culturais/ MinC
Michelle Collin - CNRS e Institut Français D´Urbanisme (França)
Clara Miranda - Departamento de Arquitetura / UFES
Thierry Baudouin - CNRS e Institut Français D´Urbanisme (França)
Moderador: Kleber Frizzera - Secretário Municipal de Desenvolvimento da Cidade de Vitória

19H - Lançamento do Documentário Anjo Preto, de Gui Castor, sobre o sambista Edson Papo Furado.

20H - Show em comemoração ao Samba Capixaba, com a participação do cantor Monarco da Velha Guarda da Portela e da banda Sandália de Pescador (com diversos sambistas capixaba).

DIA 25 DE MAIO - ESTAÇO PORTO / ARMAZÉM 5

9h - PROGRAMAS DE ACESSO A INTERNET PÚBLICA: ESTRATÉGIAS E PARCERIAS
Marcos Dantas - PUC-RJ
Sérgio Amadeu - Faculdade Casper Libero
Luiz Fernando Barbosa - SEDEC/Prefeitura de Vitória
Rodrigo Mesquita - Radium System
Moderador: José Antonio Martinuzzo - Departamento de Comunicação - UFES

14h - NÓS, A MÍDIA: JORNALISMO CIDADÃO E O FUTURO DO JORNALISMO PROFISSIONAL
Roberto Romano - Zero Blog NetworkJornalismo
Ana Maria Brambilla - Editora Abril
Orlando Lopes - Ponto de Cultura/Guarapari
Moderador: Cleber Carminatti - Departamento de Comunicação/UFES

19H - Festa de encerramento na Estação Porto Armazém 5:
Tributo a Clara Nunes. Show com Denise Pontes cantando Clara Nunes e show com grupo de Minas Gerais Contos de Areia - um canto a Clara Nunes”.

Barca do Comum Atraca no Porto de Vitória

Esta nota vem direto da rede wi-fi da Estação Porto, Armazém 5, da CODESA em Vitória, ES, onde começou o seminário internacional A Constituição do Comum: Comunicação e cultura na cidade.

Cheguei ontem vindo do Rio no mesmo avião que o Beppo a Barbara e a Ivana. Vim sentado com a Ivana conversando sobre a ECO-UFRJ. Pode parecer loucura mas apesar de trabalharmos juntos, no dia à dia não dá pra conversar direito.

O vôo atrasou e chegamos depois das 22 horas. Deixamos a bagagem no Pier e fomos detonar um japa esperto, aproveitando para por os assuntos em dia. Mais tarde, no quarto, a boa surpresa: Internet wi-fi ou à cabo.

3.5.07

Guerra do Código Incendeia a Web



Uma seqüência hexadecimal está criando o maior rebuliço na web e no mundo da mídia de massa: 09 F9 11 02 9D 74 E3 5B D8 41 56 C5 63 56 88 C0. Por causa dela mundos e fundos estão sendo levantados para impedir, em vão, sua publicidade. Trata-se da chave criptográfica que quebra o sistema AACS (Advanced Access Content System) dos HD-DVD e do Blu-Ray com filmes e jogos com imagem de alta definição. Com eles vc pode ver os mais recentes títulos em qualquer mídia, pois eles são a chave que abre a porta artificialmente trancada.

Quando o hacker canadense Muslix64 criou o patch do Blu-Ray - no final de 2006 - era apenas a quebra do código de um disco. Mas trabalhando com a turma do Doom9 - eu amo esses caras - criou um gerador de chaves que funciona tanto no HD-DVD, quanto no Blu-Ray. E a divulgação da chave se alastra como um virus pela web desde que os blogs se viram compelido pelo AACS a tirar a informação do ar pq estavam divulgando a chave. Como no caso da chave do DVD - a famigerada CSS - a reação da indústria de massa provocou uma insurreição na rede. Desenhos, fotos, camisetas, música e o q mais vc puder imaginar estão sendo utilizados para divulgar essa chave mestra criptográfica que abre qualquer porta. A música feita por Keith Burgon cantando o código com sua guitarra acústica, conhecida como Oh Nine, Eff Nine, já é um hit no YouTube com dezenas de milhares de audições.

As indústrias de massa continuam tão estúpidas quanto antes. Como os imperadores antes de sua decapitação, são incapazes de aprender qualquer coisa. E Lehman, o pai de toda essa excrescência, parece ser a única pessoa sensata quando disse que o DMCA estva morto no Digital Dystopia da McGill.

O fato das empresas empalidecerem, mandando seus gerentes apagar o código à força dos blogs e dos sítios onde são publicados gerou uma outra insurreição. Pois quanto mais se apagava o código, mais ele se multiplicava; como uma espécie ameaçada de extinção. Com sua divulgação aqueles discos Blu-Ray e HD-DVD estão desprotegidos. A criptografia da indústria de massa sempre será falha e porca, porque seus segredos tornaram-se de polichinelo na era da multidão.

Um efeito colateral curioso foi a revolta do Digg. Rede social de notícias, o site ameaçado de processo pela AACS, começou a apagar as publicações do código. Mas no Digg as pessoas publicam, votam e definem o que é importante para ir à página principal. Os usuários se auto-regulam e intervenções externas acabam causando coisas estranhas, facilmente percebidas pela comunidade. Os usuários reagiram ao apagamento sistemático e inventaram uma "bomba" que fazia com que qualquer matéria da primeira página remetesse ao código proibido. Ao final do dia o fundador do sítio, Kevin Rose, reconsiderou a insanidade da exigência e publicou o código no próprio blog da direção do Digg, liberando a publicação dele no sítio, junto com uma declaração de que aquela comunidade havia decidido que preferia ver o Digg cair lutando (contra a lei) do que vêlo dobrando-se frente a uma companhia maior. Ele termina dizendo: Se perdermos, que diabos, pelo menos morremos tentando. O fato é que o processo contra uma rede como o Digg facilmente pode se tornar um tiro que sai pela culatra contra a AACS e demais leis assemelhadas. Sendo um sítio governado e mantido por gente de mídia, uma campanha por fundos para o processo e de mobilização contra as indústrias pode ser o rastilho de uma incontrolável explosão, como lembra o Mashable.

Seja como for, a coisa ficou preta para o CEO Jay Adelson. Ontem apareceu no Digg um artigo criticando-o. O artigo vem do blog Valleywag. Nele o blogueiro Nick Douglas critica o CEO do Digg, acusando-o de mentiroso e comprometido, por causa das entrevistas que esta dando desde que o evento pegou fogo. Nick mostra que o setor de Relações Públicas da empresa esta indicando Adelson para falar em nome da Companhia, mesmo que vc implore por Kevin. A escolha de Adelson para falar, ao invés de Kevin, marca uma decisão dos PR da firma por prudência. E o CEO, de olho nos bilhões que pode perder, tenta minimizar o incidente e apagar as chamas da revolta. Ele deu declarações para o New York Times, o Fortune, o Business Week e a Wired. Mas Adelson foi o escroto que anunciou o apagamento das mensagens com os códigos, para acatar o pedido do AACS, em uma nota onde não só afirmava a decisão de continuar fazendo isso, como parecia concordar com a justiça do pedido. Aí o fundador da empresa, Kevin, publicou ele próprio o código no blog da empresa, obrigando Adelson a recuar. Tudo indica que a PR achou mais prudente botar o Adelson pra falar, tentando evitar o processo. Mas os usuários do Digg querem a cabeça do bundão e escolheram Nick para ser seu porta voz. O Valleywag tem sua própria versão de todo o incidente e ela é bastante cáustica.

há quem compare toda essa movimentação com a carta impressa de Lutero pregada na porta da Igreja, que desencadeou a Reforma. Ela marcou a entrada em cena do poder da imprensa na sociedade e o poder da consciência individual na formação da massa. Poder este que gerou a mídia de massa e os formadores de opinião. A guerra do código que quebra a criptografia do HD-DVD e do Blu-Ray marca a afirmação dos que se envolvem com as práticas das mídias digitas como cidadãos digitais, e não mais consumidores.

HD-DVD Hacked!

12.4.07

P2P na Filantropia

Tem 2 iniciativas bem interssantes na área do P2P filantrópico. A primeira é a da Kiva, cujo lema - empéstimos que mudam as vidas - diz ao que veio esta sociedade: ela une o emprestador ao empreendedor que precisa de ajuda nos países em desenvolvimento. Nada como juntar a fome com a vontade de comer. Isto não é caridade: quem pega a grana deve devolvê-la com juros. Os empreendedores pegam dinheiro diretamente com quem o tem ao invés de pedir aos bancos. Com isso pagam menos por esse dinheiro. Mesmo assim o pequeno emprestador faz + dinheiro do que aplicando nas porcarias que o banco oferece a ele. Parece uma coisa legal. Sempre achei que o P2P tinha vocação para financiar produtos culturais. Só precisa de uma interface boa e um sistema bem feito.

A outra empresa é a DonorsChoose que deixa vc financiar projetos educacionais de professores e educadores populares. Se der certo vai ser um bita empurrão na divisão digital e sua co-irmã analfabeta.

Não sou de acreditar em filantropia, muito menos no universo da adoção ou da ajuda às crianças. Mas quem sabe o P2P consegue sacudir o marasmo da indiferença e faz diferença na esfera da guerra contra a miséria.

9.4.07

A Garotada Pertuba a Mídia no Orkut

Saiu a matéria do JB sobre a garotada que usa o Orkut. A Juliana da Rocha me ligou e pediu pra que eu respondesse umas perguntas q me mandou por e-mail. Usou um pouquinho na matéria. Vou publicar tudo aqui. É o mínimo q eu posso fazer pela garotada que começa a enfrentar a caretice familiar alavancada pelo cinismo da mídia de massa nestas plagas.

1) O que leva adolescentes a revelarem detalhes algumas vezes vexatórios - como excessos com bebida, drogas e sexo - no Orkut?

Acho que a sensação de que aquilo vai ficar restrito ao circulo dos amigos, ou porque, sendo altamente oscilantes em sua afetividade e em sua química geral, de repente acham o máximo exibir algo sem ter uma noção muito clara das conseqüências. Acho também que os adolescentes atuais mudaram um bocado com relação aos adolescentes antigos e a história de cada um não é muito importante, a impressão que dá é a de que o perfil pode ser apagado e daqui a pouco ninguém mais vai se lembrar.

2) Como avalia essa prática de exposição na rede social? Como o revelar desses detalhes ajuda especialmente adolescentes a construir sua identidade?

Acho que estas exibições funcionam mais como experiências na esfera da audiência e teste na opinião de um público. Você sempre pode alterar seu perfil, ou criar outro perfil ou eliminar um perfil mal sucedido. Por outro lado, a rede social como o blog funciona como falar dos problemas com o motorista de taxi. A maioria não espera que ninguém além de um pequeno circulo de amigos vai dar atenção ao que esta sendo mostrado. O problema é a mídia focar aquilo e dar uma grande publicidade. Blog e rede social é um tipo diferente de conhecimento e informação. É o que o filósofo Espinosa chamava de conhecimento do terceiro gênero; um conhecimento intuitivo e afetivo onde você fala de seu mundo próprio e de sua afetividade. Esse tipo de conhecimento se transforma completamente quando transferido para a mídia de massa onde ele vai ganhar a face do preconceito e do julgamento moral.

3) Qual novidade o Orkut acrescentou ao processo? Como essa afirmação mudou antes e depois do Orkut?

Quando você conversava com uma turminha na adolescência em uma esquina qualquer a maior parte destas confidências podiam ficar resguardadas na memória destes amigos e mais tarde na certeza de seu esquecimento. O orkut possibilita a transformação deste material em notícia, levando os 15 minutos de fama para a vida deste adolescente. Por outro lado mostra pela diversidade de perfis e de grupos que cada um desenvolve esse desprezo pela história pessoal e pela identidade única. Os perfis valem pelo show que dão e são facilmente elimináveis pelo esquecimento.

4) Quais os benefícios que a rede social Orkut trouxe para essa construção de identidade, para a narrativa sobre si mesmo?

Acho que ela permite variar e diversificar os grupos, garantindo um relativo anonimato nessa imensa variedade de perfis e grupos. Esse si mesmo se narra diferentemente na vizinhança dos diferentes grupos em que o pertencimento é buscado e nas ações que os perfis desenvolvem. Uma das coisas que chamam a atenção é o gosto pelo apagamento dos perfis. O perfil se orkuticida e depois de algum tempo volta construindo novos grupos e novos nexos. Este si mesmo parece se narrar em função de coletivos que freqüenta e eventos que promove ou participa.

5) E quais os problemas?

Vários. Tem, por exemplo, o caso do jovem Brandon. Ele tinha um perfil chamado Ripper que freqüentava uma sala de chat com outros perfis jovens e ficavam competindo sobre drogas farmacêuticas ou não que consumiam. Um dia o Ripper resolveu barbarizar e ligou um canal de webcam onde nu e com a mesa abarrotada de drogas de todo tipo resolveu se exibir para o coletivo. Detonou todas e lá pras tantas mandou: Eu disse que eu sou barra pesada! Minutos depois ele morria. Se um jovem deste fosse das antigas, a zorra dele e dos amigos no quarto teria impedido isto de ir tão longe; e mesmo que fosse os amigos iam poder chamar uma ambulância. Mas a farra no coletivo virtual deixou todo mundo de mãos atadas sem saber o que fazer. Ninguém sabia de verdade quem era Ripper, qual seu telefone ou endereço. Por outro lado hoje ninguém fica marcado por coisas que faz. Não há mais o exame que constrói um histórico para dizer quem você é em função dos resultados. Há maior plasticidade pois o registro se preocupa em recolher os padrões das decisões e ações para adivinhar como um perfil vai agir numa situação dada qualquer.

6) Há diferenças entre o que é revelado e onde é revelado? Como se concilia a pressão e o desejo por ser descolado e passar essa imagem a uma rede de possíveis (futuros) conhecidos com a cobrança dos amigos pela discrição ou pela sinceridade no preenchimento do formulário do Orkut?

Não acho que seja tão dramático. Adolescente sempre mentiu muito, fantasiou muito e os grupos adolescentes lidam bem com isso. Mesmo a exposição na mídia de massa pode ser algo relativamente indolor. Pode tanto ser o trampolim para uma carreira artística quanto uma experiência que acrescenta algo que o perfil pode usar. O fato é que a sinceridade parece ser de ocasião; seja porque o adolescente esta num grupo puramente virtual protegido por um anonimato - como a turma que ia para os postos de gasolina, entravam em carros desconhecidos e iam para festas ficar com um monte de gente; coisa que não faziam no circulo das amizades escolares ou familiares -; seja porque o grupo pequeno e restrito de uma comunidade qualquer não pareça ser um lugar onde o que se diz vá despertar atenção geral. Como eu disse, são milhões de perfis e milhões de pequenos grupos.

7) Quanto desses relatos são verdadeiros? Pais e autoridades devem se preocupar com confissões feitas no Orkut ou a maior parte é apenas falácia?

Quem ainda se lembra da própria adolescência sabe a quantidade de estória que se inventa pelos motivos mais estranhos e irracionais. Fazer grandes alaridos disto só se explica por sensacionalismo. Teve um momento em que as autoridades pareciam mais interessadas em pendurar uma melancia no pescoço do que em tratar com seriedade os crimes de sua alçada. Culpavam a comunidade que tinha a afirmação de dirigirem bêbados por um desastre provocado por um jovem motorista bêbado. O que se escreve em blog ou em interface de rede social está muito mais próximo da literatura, e se eu crio uma comunidade intitulada "eu atropelo velhinhas" só um débil mental julgaria que o grupo é de assassinos de senhoras idosas. Não é uma escrita noticiosa, mas algo um tanto literário e fantasioso que procura dar contas dos diferentes afetos que atravessam os jovens.

8) O Orkut é muitas vezes acusado de não colaborar com a Justiça e de permitir a veiculação de informações que promovem e incentivam a pornografia, o crime e o abuso de drogas. Acredita que a tecnologia deveria ser adaptada - e de que forma - para conter a superexposição - exigindo por exemplo uma confirmação de que se é maior de 18 anos para entrar em determinadas comunidades ou criando "flags" para os conteúdos?

Eu fico me perguntando o quanto essa opinião pode ser levada a sério. Ou melhor, a`mídia de massa espernearia se tentassem lhe imputar essa imagem, embora sua programação seja muito mais promotora de crime, drogas e pornografia; mas como o Orkut esta roubando o público das TVs, esses mesmos canais ficam cinicamente tentando eliminar a concorrência excitando os oficiais de justiça e os formadores de opinião. E porque não bloquear a entrada da imagem nos canais de TV e só permiti-la depois que aquele que esta assistindo preencher um longo formulário em três vias?

9) Recentemente uma brasileira chamada Ana Ferreira vendeu uma foto em que aparecia sendo abraçada de modo nem tão inocente pelo príncipe William. No Orkut, a estudante chegou a mencionar as vantagens obtidas com a venda da foto. Depois, arrependida, retirou o perfil do ar. Esse tipo de conduta é comum? O que revela sobre os usos da tecnologia das redes sociais?

Ela conversava com a turma dela. Quando a mídia de massa lançou sua luz sobre isso ela ficou exposta e o que ela mostrava e dizia passou a ser julgado preconceituosamente. Ela apagou o perfil. Daqui a pouco pode voltar com outro e todo mundo já esqueceu o episódio. Fico me perguntando que garota não contaria para as amigas que um príncipe pusera a mão em seus seios. Tem gente que "mataria" para ter um assunto destes para contar para as amigas. Com foto melhor ainda. É a prova de que foi verdade. Material manipulado por príncipe ganha um alto valor no mercado do status e da inveja.

HP Encara Grande Demanda de Linux

Cada vez + -parece se confirmar o dito de Lehman: o gato fugiu do saco. Eu tendia a pensar q o +or concorrente do Vista seria o próprio XP. Mas as notícias estão dando conta de uma significativa demanda pelo linux, a par a nerdice q se atribui a ele.

Enquanto a Dell aparentemente encontra dificuldades em decidir como reagir à sua própria pesquisa que mostrou que seus usuários desejam micros pré-instalados com Linux, a HP resolveu aproveitar a oportunidade e procurou a imprensa para falar sobre seus projetos em andamento para oferecer vários milhares de PCs com Linux no desktop. O representante da empresa foi intencionalmente vago sobre os detalhes, mas deixou muito claro que os projetos em andamento são reais e que constituem um indicador de que o Linux no desktop pode estar alcançando a massa crítica suficiente para atrair o interesse dos maiores distribuidores de hardware.

Notícia completa @ CRN. Detalhe jocoso no site da CRN: a pub da M$ antes da notícia aparecer... Thx Barba pela dica.