BlogBlogs.Com.Br
Image created at GlassGiant.com
Mostrando postagens com marcador wifi. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador wifi. Mostrar todas as postagens

6.8.08

lei azeredo acaba com redes sem fio abertas

Vc tá todo feliz e pimpão com seu roteador sem fio ligado, distribuindo a conexão banda larga pela casa. Nada de mal pode acontecer não é? Errado!!! Com a estúpida lei gerada pelo pacotão Azeredo vc tem que gravar e guardar os logs de conexão por três anos, pois a existência de redes wifi abertas simplesmente passa a ser um crime respondendo ainda, quem possuir redes wi-fi domésticas, “…civil e penalmente pela sua absoluta confidencialidade e inviolabilidade…”. Vc vai ter que ficar o tempo todo monitorando a utilização que as pessoas fazem de sua rede, para virar um dedo-duro gratuito do estado. Se vc não se enquadrar esta sujeito a multa de até R$ 200.000. Um pai cujo filho baixou um mp3 é criminoso e cúmplice, pois deveria ter monitorado sua rede e denunciado o "criminoso" para a polícia como suspeito de atividades ilegais. Tá tudo lá, pra quem quiser ler, no artigo 22, nos incisos 1, 2 e 3 dessa monstruosidade travestida de lei.

Segue abaixo o artigo 22 na íntegra:

Art. 22. O responsável pelo provimento de acesso a rede de computadores mundial, comercial ou do setor público é obrigado a:

I – manter em ambiente controlado e de segurança, pelo prazo de 3 (três) anos, com o objetivo de provimento de investigação pública formalizada, os dados de endereçamento eletrônico da origem, hora, data e a referência GMT da conexão efetuada por meio de rede de computadores e fornecê-los exclusivamente à autoridade investigatória mediante prévia requisição judicial;

II – preservar imediatamente, após requisição judicial, outras informações requisitadas em curso de investigação, respondendo civil e penalmente pela sua absoluta confidencialidade e inviolabilidade;

III – informar, de maneira sigilosa, à autoridade competente, denúncia que tenha recebido e que contenha indícios da prática de crime sujeito a acionamento penal público incondicionado, cuja perpetração haja ocorrido no âmbito da rede de computadores sob sua responsabilidade.

§ 1º Os dados de que cuida o inciso I deste artigo, as condições de segurança de sua guarda, a auditoria à qual serão submetidos e a autoridade competente responsável pela auditoria, serão definidos nos termos de regulamento.

§ 2º O responsável citado no caput deste artigo, independentemente do ressarcimento por perdas e danos ao lesado, estará sujeito ao pagamento de multa variável de R$ 2.000,00 (dois mil reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais) a cada requisição, aplicada em dobro em caso de reincidência, que será imposta pela autoridade judicial desatendida, considerando-se a natureza, a gravidade e o prejuízo resultante da infração, assegurada a oportunidade de ampla defesa e contraditório.

Sacou? Ou paga até R$ 200 pilas pro estado; ou morre na metade dessa grana, ou mais, com advogados e auditorias.

Um prato feito pra blitz e fábricas de multas pra caixinha dos policiais em véspera de natal, revéillon, desfile de escola de samba e coisas afins (quase ouço a edificante conversa de delegacia - Pede os logs dos apartamentos de Copacabana, Ipanema, Leblon que a caixinha tá baixa e a páscoa ta chegando....); ou caixinha dos governos em vésperas de eleição - quem sabe a criatividade dos prefeitos não inventa um pardal interneteiro para garantir verba líquida e fácil em caso de necessidades de caixa (outra edificante cena colore minha imaginação - Veja, nós temos monitorado em nosso sistema registro de utilização de bittorrent em vários dias e vários horários e queremos os logs de registro da conexão e tudo o que foi pego com a devida documentação comprobatória da legalidade do ato...)

Como diz homembit no life void (life): Desta maneira, o Senador [...] e seus queridos amigos vão mesmo reduzir o crime digital: desligando a maioria das redes Wifi existentes no Brasil e literalmente proibindo a existência de redes abertas… São os defensores da liberdade de outrora que hoje, com a caneta na mão envergonham a todos nós brasileiros e demonstram seu repúdio pelo novo e seu apego ao modelo ditatorial que teoricamente “tanto lutaram para combater".

Vale a pena conferir a análise detalhada que o blog void life (void) faz do famigerado artigo 22 e seus caninos incisos, todos voltados para transformar a jugular da classe média em alimento dos cartórios e advogados digitais.

Junte-se aos mais de cem mil brasileiros que já disseram não ao monstrengo do Senador e diga não a esta fábrica de ilegalidades, assinando a petição em defesa da liberdade na Internet. É preciso gritar muito alto para ser ouvido por aqueles que só ouvem o tilintar em seus bolsos...

18.8.07

iPhone burla restrição da ATT

Embora muito popular, o iPhone só funcionava com a rede da ATT através de um contrato de 2 anos que custava 175 dólares. Impulsionado por este desafio, o grupo iPhone Dev Wiki abriu parcialmente o dispositivo de maneira que ele agora trabalha com a rede ATT ou o cartão Cingular SIM sem precisar de um novo e exclusivo contrato. O autor da proeza foi Jon Lech Johansen, o famoso DVD Jon que abriu a proteção da cópia dos DVDs. Jon conseguiu fazer o iPhone tocar música e funcionar em regime wi-fi sem precisar do contrato da ATT. A notícia chegou pelo blog Techno Wiki.

27.11.05

Caindo das Nuvens

Terminada minha experiência na nuvem da biblio resolvi entrar numa cafeteria pra escrever sobre o que tinha acontecido com + vagar. Na Bloor / Spadina fiquei oscilando entre o tradicional Starbuck e o canadense Second Cup. Acabei indo pro canadense atraido pelo cartaz: hot spot Rogers. Yeeaaah. A gente sempre ve na TV e nos filmes as pessoas trabalhando com seu notebook nessas cafeterias. Peguei um chocolate quente ultra incrementado, pois fui dizendo sim pra tudo que a atendente perguntava. Sentei numa mesa, abri o toshiba, liguei e fiquei esperando.... O icone da anteninha não armava e eu abri o prog e mandei escanear. Ele achou um Rogers e eu selecionei. A anteninha armou e começou a irradiar. Eu estava conectado. Estava? Abri o explorer e veio uma pg pra la de fajuta da Second Cup mandando eu identificar meu provedor ou entrar meu cartão de crédito. Eu seria cobrado pelo tempo de utilização. Ninhuma palavrinha sobre quanto era pra navegar naquela nuvem poluida e fedorenta. De repente caiu a ficha: Rogers/Second Cup Bells/Starbuck. Lembrei de novo das imagens que aparecem, o ambiente, o tipo de cara afrescalhado e pirua desfilando, aquele aquario pra fisgar peixe bobo... E eu comecei a entender porque o black block e a garotada quebra aquela pôrra daquelas vidraças nas manifestações. Rogers hotspot? Bells hotspot? To fora. Sou coolspot. To atirando a primeira pedra nessas bostas sem pensar 2 x.

Andando nas Nuvens

Resolvi fazer uma experiência com o velho toshiba wireless. Botei ele na bolsa e fui pra Robarts. Ele se conectou de prima, sozinho, usando o x-micro 802.11b. Ai fui com ele pra entrada da casa que vou morar, na 14 Glen Morris. Ele conectou de novo na nuvem de conectividade da UoT. To eu aqui dedilhando essa nota, imerso, passeando nas nuvens com meus dedos congelando a -5 graus celsius. As vezes a vida nos sorri e pisca o olho...