BlogBlogs.Com.Br
Image created at GlassGiant.com

6.7.08

Petição em defesa da liberdade na Internet


Se vc ta tiririca com essa lei estúpida do Senador Azeredo corre que ainda dá tempo de assinar a petição pública MANIFESTO EM DEFESA DA LIBERDADE E DO PROGRESSO DO CONHECIMENTO NA INTERNET BRASILEIRA. Gestada inicialmente como um manifesto no blog do Sérgio Amadeu, ela foi escrita para dar à comunidade acadêmica, formada por professores, alunos, pesquisadores e afins uma palavra contrária a aprovação de uma lei que proíbe na prática o próprio funcionamento da Internet. Logo se ampliou e virou uma petição. Cory Doctorow do Boing Boing - blog do EFF - comenta a lei maligna - EVIL! EVIL! - desse bisonho personagem. Ele recebeu a informação do Pedro Paranaguá, da equipe da FGV. Esse movimento está cheio de gente boa como o Ronaldo Lemos, ex-diretor do EFF, diretor do Creative Commons no Brasil e Coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV - onde o Pedro trabalha também -, o André Lemos, ex-presidente da COMPÓS e pesquisador da cibercultura, o João Caribé, jornalista e blogueiro, a Fernanda Bruno, professora da ECO-UFRJ, pesquisadora do CIBERIDEA e blogueira, o Marcos Palácios, professor, jornalista e blogueiro, a Adriana Amaral, professora, pesquisadora, dj, blogueira, a Raquel Recuero, pesquisadora de redes sociais e professora, o Marcelo Träsel, pesquisador e blogueiro do Martelada e da Nova Corja, e muito mais gente pra lá de legal e porreta. Corre para assinar q o tempo tá voando!!!

1.7.08

lei quer pôr na cadeia quem troca dados


Uma lei para lá de estúpida, do Senador Azeredo (PSDB mineiro), considera traduzir um mangá um crime tão grave quanto roubar dinheiro de um aposentado. Se essa lei passar toda troca de dado ou informação na Internet poderá constituir um crime grave passível de prisão. Essa lei absurda - do projeto Substitutivo ao PLC 89/2003, PLS 137/2000 e PLS 76/2000 do bisonho senador tucano - foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e aguarda recebimento de emendas até o dia 3 de julho. Enquanto o projeto aguarda sua votação uma longa fila de choronas, orquestrada por uma trêfega apresentadora de tv, contam semana após semana suas supostas mágoas por conta de fotos espalhadas na Internet sem autorização. Se essa lei idiota passar ninguém poderá usar nenhum arquivo sem autorização expressa de seu autor. Mobilize sua associação, fale com os amigos, grite enquanto ainda se pode impedir essa aberração que transformará mais um atentado contra a inteligência em lei pátria. Leia mais no Blog do Sérgio Amadeu, na Nova-E, no Dispositivos de Visibilidade, no Carnet des Notes.

19.6.08

celulares chegam a 130 milhões no Brasil

Segundo a Agência Estado, o mercado de telefonia móvel fechou maio com 2,815 milhões de novas habilitações, levando a base total a 130,5 milhões de assinantes. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), trata-se do maior número de adesões no ano. Um balde de agua fria para os cultores do tema da divisão digital.

emergentes vão guiar banda larga móvel

A Ericsson anunciou que os usuários de serviços de Internet rápida móvel podem crescer de 250 milhões para 2,2 bilhões em cinco anos, impulsionados por expansão exponencial em mercados emergentes. O crescimento será impulsionado pelos mercado asiáticos e latino-americanos.

firefox distribui 8 milhões em seu lançamento

Segundo o Magnet foram pegos 8 milhões de programas no download day, dando ao navegador (browser) Firefox da Mozilla o recorde para um lançamento. O planejado e esperado para bater o recorde eram 5 milhões de programas. O número de downloads em 24 horas superou largamente esse número e pode ser conferido aqui. O Brasil ficou com a oitava posição entre os 10 países que mais contribuíram para o recorde. A equipe do IE acusou o golpe e enviou um bolo de parabéns para a turma do Firefox.

Entre as novas funções do Firefox 3.0 estão a capacidade de salvar sessões de navegação ao fechar o programa e um gerenciador poderoso que integra histórico de navegação e favoritos, permitindo busca direta nos dois através da barra de endereços. Para julho já está agendado o lançamento de mais versões no 3.1 como a miniaturas para as abas, o recurso de auto-complemento de texto e outros avanços como comenta o blog Ars Tecnica.

28.5.08

a bolsa do poder da Internet na eleição Americana

Existe um sítio chamado Tech President que esta tornando palpavel o poder dos blogs e das redes sociais com seus mash ups de monitoramento. Vários indicadores, no estilo dos usados nas bolsas de valores, registram a oscilação da popularidade dos candidatos - medida pelo aumento ou diminuição do quanto ele é falado - nos blogs e nas redes sociais eletrônicas. Um show!

27.5.08

ativismo on line sem fronteiras

Deu no Alternet: o vídeo do Avaaz expondo o mito do choque das civilizações já foi visto por um milhão e meio de pessoas e recebeu 37 mil comentários no You Tube. O Avaaz tornou-se o lugar do ativismo on line, ganhando 3,2 milhões de membros de 192 países diferentes em apenas 1 ano. Seu sítio pode ser visto em 13 línguas diferentes.

17.12.07

"saiba quem votou contra a saúde pública"

Antigamente as atitudes e decisões dos políticos podiam facilmente ser esquecidas ou ignoradas porque a mídia que as veiculava, quando não omitia os detalhes da notícia, embrulhava o peixe no dia seguinte e se perdia nas lixeiras. Temos nesse vídeo do You Tube um exemplo do que muda com as mídias eletrônicas. Aqueles que votaram pelo fim da cpmf, procurando destruir o plano do governo de recuperar os serviços públicos - saúde e educação - tiveram seu gesto oportunista registrado e poderão ser lembrados sempre que necessário.