BlogBlogs.Com.Br
Image created at GlassGiant.com

8.7.06

Tática sem estratégia

Quando vc vai surfar a onda ou pilotar o vento o importante é se manter nesses fluxos e tirar o maior proveito possível. Isso é como o sucesso: o importante é pilotar o sucesso.

Na modernidade o importante era ter êxito para passar para um outro nível - êxito como diretor pra virar superintendente. E vc traçava a estratégia para atingir os seus objetivos. A disciplina é sempre um meio para atingir um fim estratégico. Vc estava sempre saindo de um patamar qdo tinha êxito para passar para um patamar superior, sempre recomeçando.

No controle o principal é pilotar, governar. Se vc esta na onda do sucesso vc precisa de táticas para explorar a onda, vc precisa ficar na onda. O sucesso não tem finalidade ou além: trata-se de explorar o fluxo. Repetir o que fez sucesso ilimitadamente: várias sequências do q faz sucesso, refilmagens do sucesso.

Na TV, as novelas tinham um fim previsto, era a saga de um indivíduo contra as deformações até a vitória final do herói. Seinfeld, Friends, eles não tem saga nem história. Os personagens sequer tem personalidade. Eles tem um certo estilo e esse estilo deve se repetir nas mais deferentes situações. Pura tática sem estratégia, pq não se trata de ultrapassar nada em direção a coisa alguma mas de ficar na onda, pilotar o sucesso.

Por isso o importante é medir o risco, o risco é sempre de perder a onda, deixar o sucesso. Os manifestantes de Seattle queriam ocupar a rua e trancar a entrada da reunião da OMC. Eles tinham de pilotar isso. Uma das táticas: processar em paralelo o sit in. Um pequeno grupo faz o sit in, enquanto vários outros grupos fazem outras coisas em volta. A polícia luta q nem uma doida pra desalojar os caras do sit in. Mal eles conseguem um outro pequeno grupo reocupa o lugar do antigo grupo. A tarefa se torna sisífica, sem fim, ilimitada.

É o sucesso q comanda hj a ação e pro sucesso vc só precisa tática pra se manter no sucesso.