BlogBlogs.Com.Br
Image created at GlassGiant.com

27.2.07

Blog vai acabar com jornal?

Esse tipo de questão volta toda hora. Vou dar meus 2 cents pra ela. A primeira coisa a chamar a atenção é o tipo de info que blog e jornal oferecem. É uma info muito diferente. As pessoas lêem e frequentam blogs procurando uma info afetiva e não uma info genérica, pura e simplesmente. Vc lê os afetos e não o conteúdo das idéias ou opiniões em um blog. Pra ler o conteúdo elas tem os jornais. O blog é lido pq eu amo ou odeio o q o blogueiro escreve, o jeitão dele escrever, o mundo próprio dele. No blog o conhecimento de terceiro gênero é + importante. Vc quer fazer parte de uma comunidade de interesses.

Sem querer aborrecer d+ todo mundo com filosofia; o conhecimento de primeiro gênero é o conhecimento "pelo signo"; do tipo ouvi falar, vi na novela, assisti no filme, li no livro.... Conhecimento onde a experiência não conta e o que conta é "o q todo mundo acha", "diz", "julga". O conhecimento pelo signo é a principal fonte do preconceito e da superstição. É tb a principal fonte política da dominação. Hj em dia o conhecimento do primeiro gênero é o conhecimento pela mídia: jornal, tv, etc. Neste tipo de conhecimento o q conta é a autoridade: sacerdotes ou instituições. É o império dos formadores de opinião.

O conhecimento de segundo gênero é o conhecimento pelas noções comum. Pra simplificar é conhecer usando a própria experiência para selecionar os encontros: evitar os maus encontros e procurar os bons encontros. Se alguém te enche o saco no bar mas te entusiasma no estudo, só o encontre pra estudar. Esse conhecimento é racional pq vc usa a observação e a experiência para fazer uma vida de paixões alegres, destituindo as paixoes tristes de valor. As noções comuns são coisas comuns aos corpos e são mais ou menos gerais na medida que se aplicam a mais ou menos corpos. Extensão, movimento e repouso são comuns a todos os corpos - participam da composição deles. O sentido das noções comuns é biológico, exprimindo as relações de conveniência ou de composição. As noções comuns não constituem a essência de nenhuma coisa singular.

O conhecimento do terceiro gênero é o conhecimento que faz conceitos claros e distintos das afecções e afetos que provou. O conhecimento pelo entendimento do afeto e da afecção trazido pela idéia ao espírito. É o entendimento da alegria de seu mundo próprio e das paixões alegres; ou seja das paixões ativas e produtivas em vc. Por isso Spinoza dizia q nesse conhecimento vc encontra seu lugar no mundo e em Deus. O terceiro gênero de conhecimento tem por objetivo tornar consciente da idéia de Deus, de si mesmo e das outras coisas, ou seja fazer estas idéias tais como elas são em Deus se refletirem em nós.

Na discussão dos blogs como ameaça aos jornais, Fala-se da concorrência dos dois como fonte de informação. Mas ninguém lembra q o tipo de info dos dois é diverso. No jornal o conhecimento de primo gênero é o dominante. No blog prevalece o de terceiro gênero.