BlogBlogs.Com.Br
Image created at GlassGiant.com

21.10.07

twine: rede social com cérebro artificial

A Radar Networks, através do Nova Spivack, está lançando uma rede social aditivada com inteligência artificial chamada Twine (barbante), para invadir a seara dos Orkut, Facebook e MySpace. Ela é uma base de dados digitais com uma estrutura chamada pelo Spivack de semantica de grafo (semantics graph). Como nas redes similares, os membros do Twine ganham uma página própria através da qual geram suas informações e se conectam com amigos. Eles então podem construir "twines" (barbantes) de informações sobre quaisquer assuntos de seus interesses, que podem incluir texto, imagem, vídeo trazidos de qualquer fonte online, como Youtube, Amazon ou Flickr.

Mas o que faz a diferença é sua infra estrutura web semântica com capacidade de extender ontologia, enriquecida com meta-dados de referência cruzada que permitem ao Twine interpretar a informação que você introduz. Twine é capaz de categorizar dados automaticamente, aplicando-lhes conjuntos de rótulos (tags) relevantes ou seguindo suas ligações (links) para trazer suas informações. Seu objetivo é dar a cada membro ou grupo um dedicado bibliotecário virtual, trabalhando nos bastidores para organizar um bando de informações diversas ou mesmo caóticas, transformando-as em úteis formas estruturadas.

Por enquanto só existe uma versão beta do site, lançada na sexta depois de seu anúncio, para a qual você precisa ganhar convite. A versão demo era impressionante segundo Nick Carr mas para ele permanece uma incógnita saber se Twine é mesmo tão esperto quanto anunciado, pois o excesso de ruído nos resultados das operações vão encher o saco e espantar os membros. Se estiver à altura do propagandeado, Twine irá construir uma poderosa mina de dados semântica.

2 comentários:

Alex Primo disse...

Em quantas redes ainda teremos saco de entrar e coletar amigos?!!

Anônimo disse...

Gostei muito do comentário de Twine, esse link também é muito interessante de uma olhada!
www.cortex-intelligence.com