BlogBlogs.Com.Br
Image created at GlassGiant.com

8.4.07

As Técnicas da Formação do Sujeito

Seminário do CIBERIDEA 2007.1

18/04 ECO-UFRJ, sala 132, 17:00 horas

Política e interesse. Quebec e o retorno dos conservadores ao poder no Canadá. Propriedade e cooperação. Congresso da AIDS em Toronto e a propriedade intelectual. Robert Lehman e o fracasso das leis de cópia e propriedade intelectual (DMCA). O fim da disciplina nos 60. O indivíduo e a história com o fim do exame. O desaparecimento do sujeito da hermenêutica histórica. A formação do sujeito como tarefa social. Os perfis e a heurística nas redes sociais. Disciplina e autonomia. Visão operaista do comunismo. Entendimento dinâmico da relação da força de trabalho e da força do capital. Composição das forças e luta por autonomia. Luta proletária e simbiose tecnológica. O proletário como "ser para a morte." A tecnologia como interesse proletário. Luta, força de trabalho e reprodução social. Trabalho assalariado e luta por autonomia. A mulher e a reprodução da força de trabalho. O jovem e a educação da força de trabalho. Os ciclos da luta por autonomia. Os 60 e o debacle da reprodução da força de trabalho. O nascimento da fábrica social. Da fabrica social da mídia de massa à fabrica do gosto da mídia eletrônica. Vivendo nos escombros da disciplina.

Bibliografia

Henrique Antoun

DYER-WITHEFORD, N. 1999. Cyber-Marx: cycles and circuits of struggle in high-technology capitalism. Chicago, University of Illinois.

FOUCAULT, M. 1989. Disciplina. In: Vigiar e Punir, Petrópolis, Vozes, p. 115-192.

___________ 1993. O Dispositivo de Sexualidade. In: História da Sexualidade I: A vontade de saber, Rio de Janeiro, Graal, p. 73-124.

___________ 2004. A Hermenêutica do Sujeito. São Paulo, Martins Fontes.

LIU, H. MAES, P. DAVENPORT, G. 2006. Unraveling the taste fabric of social networks. International Journal on Semantic Web and Information Systems 2(1):42-71.

NEGRI, T. 1989. Marx Beyond Marx: lessons on the Gründrisse. São Francisco, Autonomedia.

Nenhum comentário: